Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Você prefere Licenciatura ou Bacharelado em EF?
Licenciatura em EF
Bacharelado em EF
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (84 votos)

ONLINE
2


Partilhe esta Página

 


Com Material Alternativo
Com Material Alternativo

BAMBOLÊ NO PESCOÇO

Material: Um ou dois bambolês.

Formação: Todos os alunos formarão um círculo com as mãos dadas, um deles estará com um bambolê no pescoço.

Desenvolvimento: O aluno que estará com o bambolê no pescoço ter que passar para o colega ao lado (direita ou esquerda) sem largar das mãos dos colegas. O professor poderá incluir outro bambolê na brincadeira para fazer um pega-pega com os bambolês.

 

BRIGA DE GALO
Material: Uma caneta e pequenos pedaços de papel para escrever o nome de animais.

Formação: Escolhe-se uma dupla, pede-se para se colocarem um de frente para o outro.

Desenvolvimento: Coloca-se nas costas dos dois participantes nomes de animais. Exemplo: galo e galinha, vaca e boi etc. Mas sem que os participantes vejam. Depois se inicia o jogo, quem descobrir o que está escrito nas costas do companheiro primeiro, marca um ponto.


CADA MACACO NO SEU GALHO
Material: bambolês ou giz.
Formação: Colocar os bambolês espalhados pela quadra e os alunos no centro da quadra formando um círculo.

Desenvolvimento: Pedir aos alunos para entrar nesses bambolês, um aluno ficará sem, esse será o macaco sem galho. Quando o professor disser: cada macaco no seu galho, todos terão que trocar de lugar até mesmo o aluno que ficou sem bambolê. Sobrará um novamente. Esse então será o macaco sem galho. A brincadeira continua até todos participarem.

 

COPO VOADOR

Material: Um copo descartável e um barbante fino ou linha.

Formação: Duas equipes em colunas e dois alunos segurando o barbante ou fio numa determinada altura.

O barbante deverá estar amarrado nas extremidades e o copo descartável com um furo para passar o barbante.

Desenvolvimento: Ao sinal o primeiro aluno de cada equipe deverá assoprar o copo para que ele chegue do outro lado do barbante. Após assoprar irá segurar o barbante (Poderá também deixar dois alunos segurando o barbante, sem revezar, só após alguma equipe vencer). A equipe que conseguir fazer o copo chegar até o fim do barbante vence.

 

DESCOBRINDO QUEM É

Material: Caneta e um pedaço pequeno de papel para cada aluno.

Formação: Alunos sentados formando um círculo com um pedaço pequeno de papel e uma caneta.

Desenvolvimento: Cada aluno deverá escrever uma qualidade e uma característica física pessoal, após escreverem entrega-se ao professor, o qual dobrará os papéis e misturará, em seguida cada aluno irá tirar um papel, após todos retirarem, devem ler e descobrir qual colega escreveu no papel.

 

FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO

Material: Pequenos pedaços de papeis e canetas ou lápis.

Formação: Alunos sentados formando um círculo.

Desenvolvimento: Cada aluno recebe um pedaço de papel e nele escreverá uma prenda ou alguma coisa (ex: imitar uma galinha) para o colega do lado direito realizar. Após todos escreverem, um de cada vez terá que ler o que desejou que seu colega fizesse, mas quem irá fazer foi quem escreveu, assim virando o feitiço contra o feiticeiro.


JOGO DA VELHA HUMANO

Material: Seis bambolês.

Formação: Alunos dispostos em duas colunas formando duas esquipes: O e X.

Desenvolvimento: No momento em que o professor dar o sinal, o primeiro componente de cada fila correrá até o cone, dará uma volta ao seu redor, retornará a fila de sua equipe, tocando na mão do colega que esta na frente da fila e, em seguida, ocupará um lugar dentro do bambolê que ele escolher. Assim que ele entrar no bambolê o próximo colega da fila fará o mesmo percurso e assim até completar o jogo. Marcará ponto a equipe que conseguir fechar o jogo da velha. ( Os alunos que estiverem representando o grupo “X”, ao escolherem um bambolê erguerão os dedos indicador e médio de uma das mãos. E os alunos que estiverem representando o grupo “O”, erguerão um dos braços com a mão fechada.

 

O CACHORRO E O OSSO

Material: Qualquer objeto.

Formação: Alunos sentados formando um círculo e um aluno no meio desse círculo.

Desenvolvimento: O aluno que está sentado ao centro terá os olhos vendados, que será o cachorro. Perto de si haverá um objeto “o osso”. Dado o sinal, o professor indicará um dos alunos no círculo que tentará cautelosamente pegar o osso. Percebendo o ruído, o cachorro latirá e indicará o lado do ruído. Ao acertar a direção o professor indicará outro aluno. Se um conseguir e não for adivinhado se tira as vendas e tenta adivinhar.

 

OS LAÇADORES

Material: Alguns bambolês.

Formação: Alunos espalhados pela quadra.

Desenvolvimento: Um ou dois alunos estarão com um bambolê na mão, pois estes irão ser os laçadores.

Os alunos laçadores terão que jogar o bambolê e laçar os colegas, quem for laçado vira laçador e pega um bambolê.

 

PASSANDO O BAMBOLÊ

Material: Um ou dois bambolês.

Formação: Todos os alunos formarão um círculo com as mãos dadas, um deles estará com um bambolê.

Desenvolvimento: O objetivo é passar o bambolê para o colega ao lado sem soltar as mãos. A seguir será com dois bambolês, com o objetivo de um bambolê pegar o outro.

PEGA-PEGA DIFERENTE

Material: Tiras de pano, lenços ou fitas de cores diferentes.

Formação: Dividir a turma em dois grupos e identificá-los com o material colorido que irá utilizar.

Desenvolvimento: Após o sinal do professor os grupos deverão pegar uns aos outros e a criança pega deverá ficar num espaço delimitado pelo professor. Vence o grupo que tiver mais pessoas que não foram pegas.

 

PEGA-PEGA O RABINHO

Material: Tira de pano ou de sacolas

Formação: Cada aluno recebe uma tira de pano, jornal ou sacola e encaixa a ponta da tira na parte posterior da roupa(calça, moletom, short), formando um “rabinho”.

Desenvolvimento: Ao sinal do professor, inicia-se o pega-pega, cada aluno tentará proteger seu “rabinho” e ao mesmo tempo tentar pegar o “rabinho” do outro colega. Os alunos que forem perdendo o “rabinho” sentam e não podem pegar o “rabinho” dos outros colegas. A atividade se reinicia quando todos os alunos estiverem sem o “rabinho”.

 

PIQUE FIGURAS GEOMÉTRICAS
Material: Giz escolar

Formação: Alunos no fundo da quadra.

Desenvolvimento: O professor desenhará na quadra várias formas geométricas: triângulo, quadrado, circulo, retângulo. O professor explicará a eles que não pode deixar nenhum amiguinho de fora que todos devem entrar nas figuras geométricas. Ao sinal da professora os alunos deverão entrar na figura geométrica que a professora dizer: “todos os alunos dentro do triângulo!”. Obs.: fazer as figuras de vários tamanhos.

 

PIQUE LATA OU PIQUE LITRO

Material: Uma lata ou uma garrafa PET.

Formação: Um pegador(a) colocará uma lata ou uma garrafa PET no “centro” do espaço para destinado à brincadeira. Os outros alunos irão esconder sem que o pegador os veja.

Desenvolvimento: Após um determinado tempo o pegador sai à procura dos colegas para captura-los. Existem duas maneiras de pegar: tocando a pessoa ou vendo onde os fugitivos estão escondidos se dirigindo até o litro/lata e bate-lo três vezes no chão “um, dois, três, fulano de tal”. O alunos(a) que for pego deverá ir para um local próximo ao litro/lata e ficar sentado. Os colegas que não forem pegos poderão salva-los, se dirigindo até o litro e “chutando-o”; quando isto acontecer, todos estarão salvos e o pegador deverá colocar o litro e fechar os olhos novamente no espaço pré-determinado e reiniciar a busca.