Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page
Enquete
Você prefere Licenciatura ou Bacharelado em EF?
Licenciatura em EF
Bacharelado em EF
Ver Resultados

Rating: 3.1/5 (84 votos)

ONLINE
1


Partilhe esta Página

 


Sem Material
Sem Material

ATENÇÃO! OLHA O CAÇADOR

Material: Não há material na atividade.

Formação: As crianças serão separadas em grupos de diferentes animais.

Desenvolvimento: Deve haver vários de cada classe, por exemplo: ursos, macacos, coelhos, etc. Desenhar dois círculos em cantos opostos. Uma das crianças será o caçador, ficando entre os dois círculos; o resto dos animais, em outro círculo. O caçador chama o nome de um dos animais e todos os que representam esse animal deverão correr pelo lado oposto. O caçador os perseguirá e, se conseguir, pegar alguém antes que chegue ao círculo, este trocará de lugar com o caçador.

 

DEDO MÁGICO

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos em duplas e espalhados pela quadra.

Desenvolvimento: Um aluno da dupla “irá ser hipnotizado” pelo dedo do colega, ou seja, o quê o dedo mágico mandar fazer, ele irá fazer. Não pode falar nada, apenas gestos.


CARA OU COROA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Os alunos estarão em duas fileiras e de costas uma para outra na linha central.

Desenvolvimento: Divide-se a turma em cara e coroa, onde “cara” pega e “coroa” corre, assim vice e versa. Exemplo: o professor falou “coroa”, o aluno que for “coroa” irá correr até o fundo da quadra e o aluno que for “cara” tentará pegar. E se falar “cara”, o aluno que for “cara” irá correr até o fundo da quadra e o aluno que for “coroa” tentará pegar (A atividade também pode ser feita com os comandos de números pares ou impares).

 

CARRINHO DE MÃO
Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos em duplas e lado a lado.

Desenvolvimento: Trace duas linhas no chão, uma de largada e outra de chegada. Os participantes dividem-se em pares e se colocam atrás da linha de largada. Todos contam até três e um corredor de cada dupla se abaixa, estica as pernas para trás e apoia as mãos no chão. O outro corredor levanta as pernas do parceiro e as duplas começam a correr, um com os pés e o outro com as mãos. Vence quem chegar à linha de chegada primeiro.


DIREITA – ESQUERDA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Todos os alunos lado a lado.

Desenvolvimento: É basicamente a brincadeira morto-vivo, a diferença que é apenas com os braços. O professor dará o comando, de direita ou esquerda. Se falar direita, levanta o braço direito, se falar esquerda, levanta o braço esquerdo. O Aluno que errar, vai sentar e ajudará a monitorar os colegas que errarem.


ELEFANTE E GIRAFA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos em círculo e um ao meio desse círculo.

Desenvolvimento: O aluno do meio dará o comando, de elefante ou girafa. Se der o comando elefante, o colega que foi apontado terá que fazer uma tromba com os braços e os seus colegas que estiverem ao seu lado terão que fazer a orelha do elefante (colocar o cotovelo ao lado da cabeça do colega que esta fazendo a tromba). Girafa irá erguer os braços e os colegas do lado irão pegar no joelho do colega do meio. Quem errar irá dar os comandos.

 

FECHAR A PORTA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Todos os alunos se dão as mãos e formam um círculo, exceto um deles, que ficará de fora.

Desenvolvimento: Este corre ao redor do círculo e bate nas costas de um companheiro, que fala "porta aberta", abandona seu lugar e sai correndo em sentido contrário ao do colega. O objetivo de ambos deve ser alcançar o lugar vago para "fechar a porta". O aluno que chegar por último continuará correndo e repetirá a brincadeira.

 

FORMANDO LETRAS COM O CORPO

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos em grupos ou espalhados pela quadra.

Desenvolvimento: O ao sinal do professor os alunos deverão formar letras ou palavras utilizando apenas seu corpo, podendo formar letras horizontalmente ou verticalmente, estando em pé, ajoelhados ou deitados, vai depender da criatividade dos alunos. Existirá apenas uma regra: todos os alunos deverão estar formando uma palavra ou uma letra.

 

FUI À FEIRA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos sentados formando um círculo.

Desenvolvimento: A brincadeira começa com o professor falando: “fui à feira comprar limão”. Com isso o próximo da sequencia dizendo: “fui à feira comprar limão e laranja”. O terceiro aluno da roda irá dizer: “fui à feira comprar limão, laranja e abacaxi”. E assim sucessivamente, aquele que quebrar a sequencia sai da brincadeira. O ultimo que ficar na roda vence.

 

MORTO-VIVO

Material: Não há material na atividade.

Formação: O professor irá dispor as crianças enfileiradas na horizontal.

Desenvolvimento: Cada vez que o professor falar MORTO, as crianças devem se agachar e quando ele falar VIVO eles devem se levantar, o professor deverá ir falando cada vez mais rápido para que as crianças se confundam. Quem errar senta e ajuda a monitorar quem errou.

 

NUNCA TRÊS

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados pela quadra.

Desenvolvimento: O professor irá dar um sinal e então os alunos terão que formar duplas (será escolhido um fugitivo e um pegador), o fugitivo irá encostar em uma dupla para não ser pego, o aluno da ponta da dupla que fugitivo encostou vira o pegador e o antigo pegador vira o fugitivo.

 

O GAVIÃO E OS PINTINHOS

Material: Não há material na atividade.

Formação: Os alunos devem ser dispostos em fila e segurar um na cintura do outro. Um aluno ficará de fora e será o gavião. O último aluno da fila será o pintinho.

Desenvolvimento: O gavião deve tentar pegar o pintinho, e a fila, sem se desmanchar, deve deslocar-se de um lugar a outro para impedir que o gavião alcance o seu objetivo. Após algum tempo, faz-se o rodízio entre os alunos, troca o gavião e o pintinho.


PEGA-PEGA AMBULÂNCIA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados pela quadra, um será o pegador, os outros fugitivo.

Desenvolvimento: De inicio será o pega-pega tradicional. Porem, quando um aluno for colado pelo pegador, terá que abrir os braços. Para salvar esse colega colado, os outros fugitivos terão que formar a ambulância, ou seja, quatro fugitivos encostarem a esse aluno colado e levar até o hospital (fundo da quadra) e assim todos estarão livres. Os fugitivos que estiverem formando a ambulância não podem ser pegos.


PEGA-PEGA AMERICANO

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados pela quadra.

Desenvolvimento: Haverá um ou dois pegadores e o restante fugitivo, porém quando o fugitivo for pego deverá parar no lugar e abrir as pernas até que outro fugitivo passe por baixo dele para salvá-lo. Pode variar a atividade colocando mais pegadores ou correndo apenas nas linhas da quadra poliesportiva ou de um determinado esporte (futsal, voleibol, basquetebol, handebol).

 

PEGA-PEGA NAS LINHAS DA QUADRA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados em cima das linhas da quadra esportiva.

Desenvolvimento: Será basicamente a brincadeira pega-pega tradicional, porém será apenas nas linhas da quadra. O pegador também deverá andar apenas pelas linhas. Quem for pego, deverá ficar no local exato onde foi pego e servirá de obstáculo para quem está fugindo, o pegador e os outros fugitivos devem passar por debaixo das pernas dos que foram pegos, não podendo desviar, ao passar por debaixo das pernas, o aluno estará salvo e torna-se novamente fugitivo.

A atividade também pode ser aplicada apenas sobre as linhas de futsal, voleibol, handebol, basquetebol.

 

PESSOA COM PESSOA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados pela quadra.

Desenvolvimento: O professor irá falar alguns comandos. Quando o professor disser: cabeça com cabeça. Todos deverão procurar o colega mais próximo e encostar cabeça com cabeça. (Abraço, mão no nariz, sola com sola, pé com joelho, mão esquerda com mão direita, quadril com quadril e assim em diante)

 

PIQUE CORRENTE

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados pela quadra e um ou dois sendo os pegadores.

Desenvolvimento: Cada aluno que for pego deve integrar-se à corrente que o pegou. O pegador começa tentando pegar os outros colegas que correm aleatoriamente, e quem for pego deve dar a mão a ele e fará parte da corrente. Os dois transformam-se em pegadores e a corrente vai crescente à medida que os alunos forem sendo pegos. Para maior agilidade da atividade, escolher mais de um pegador formando assim várias correntes. O pique só termina quando todos os alunos forem pegos.


PULA SELA OU CARNIÇA
Material: Não há material na atividade.

Formação: Formam-se dois grupos de crianças com o mesmo número dispostos em duas filas.
Desenvolvimento: Começado o jogo, os prisioneiros de cada fila saem correndo e, a uma distância previamente combinada, param e ficam na
posição de sela: pernas afastadas, mãos apoiadas nos joelhos, cabeça abaixada e com o lado esquerdo do corpo voltado para a sua fila. O segundo da fila deverá sair correndo assim que o companheiro firmar a posição de sela e pular sobre ele, apoiando as mãos em suas costas. Logo depois do salto,
também se abaixará esperando que os outro pulem. A fila que se esgota em primeiro lugar será a vencedora.


RELAÇÃO NUMÉRICA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos espalhados pela quadra, caminhando livremente.

Desenvolvimento: O professor dirá, em voz alta, um número, e os alunos deverão formar grupos com essa quantidade de componentes. (O professor pode usar também as operações de adição e subtração, o grupo deverá ter como número de componentes o resultado da conta.). Quem ficar sem grupo poderá pagar um prenda para a atividade ficar mais dinâmica.

 

SENTANDO NO JOELHO

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos no centro da quadra formando um círculo.

Desenvolvimento: Primeiramente todos irão virar para o sentido horário. Logo após os alunos terão que sentar no joelho do colega de trás sem apoiar as mãos e com o maior respeito com os colegas.

 

SINCERIDADE

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos lado a lado na linha central da quadra ou apenas lado a lado em um lugar determinado.

Desenvolvimento: Quando o professor perguntar algo, os alunos que concordarem irão passar uma linha feita pelo professor (Ex: Quem já colou na prova? Apenas quem já colou irá passar a linha).


SOMBRA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos em duplas.

Desenvolvimento: Um aluno será o que irá comandar os gestos e ou outro aluno será a sombra que irá imitar os gestos. Ninguém pode falar nada.

 

TOCOU, COLOU!

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos andando espalhados pela quadra de defesa do voleibol.

Desenvolvimento: Será solicitado para que ergam a mão direita, a seguir, terão que tocar o ou os colegas que estiverem com camiseta escura, depois tocar o colega com camiseta clara.

Para aumentar a dificuldade, terão que tocar com a perna esquerda quem está com calça e com a perna direita quem está de shorts.

 

TODOS NO BANCO

Material: Não há material na atividade.

Formação: Todos os alunos deverão estar lado a lado em cima de um banco.

Desenvolvimento: O objetivo é fazer os alunos trocar de lugar sem cair do banco. Deixando na ordem do menor para o maior. Também pode se organizar conforme mês e ano ou dia de aniversário.


ULTRAPASSANDO A LINHA

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos no fundo da quadra, exceto um que estará na linha central da quadra.

Desenvolvimento: O aluno que estará no centro da quadra só poderá mover-se lateralmente e sobre a linha do meio da quadra para pegar o restante da turma que deverá passar de um lado da quadra para outro. Quem for encostado pelo aluno que está na linha central ajudará a pegar o restante da turma.

 

VOA OU NÃO VOA?

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos sentados formando um círculo.

Desenvolvimento: O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda. Ex: Borboleta voa? (Todos imitarão um borboleta voando) Jacaré voa? (Todos deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para dificultar o raciocínio dos alunos.

 

ZIP, ZAP, BOING

Material: Não há material na atividade.

Formação: Alunos no centro da quadra formando um círculo.

Desenvolvimento: Os alunos irão dizer os comandos para tentar enganar os colegas que estiverem distraídos. O aluno dizendo “Zip”, o próximo será o colega da direita a dizer um comando, “Zap” será o colega da esquerda ou “Boing” passa ao colega que estiver a sua frente ou reta. Os alunos terão que prestar muita atenção, pode ser combinado que o aluno que errar pagará um mico ou senta e ajuda a monitorar.